Transformação digital põe fim ao papel na negociação de Dívida Ativa

Transformação digital põe fim ao papel na negociação de Dívida Ativa

A Prefeitura de Vitória está modernizando seus serviços, com a implantação de um novo sistema digital para negociação de Dívida Ativa. O processo, antes dependente de papel e etapas manuais, agora será 100% digital.

Os contratos de parcelamento serão gerados, assinados pelos contribuintes diretamente em tablets e armazenados no sistema da Prefeitura de forma segura e acessível. Os equipamentos estarão à disposição no setor de atendimento ao contribuinte.

Caso o interessado não tenha documentos digitalizados no momento do atendimento, será possível capturá-los com o próprio tablet, garantindo agilidade e eficiência. Com a digitalização completa, o atendimento presencial passa a ser mais rápido e sustentável.

Atualmente, são realizados, em média, 519 parcelamentos por mês. Em cada negociação são utilizadas de 5 a 7 folhas de papel, para documentos como termos, demonstrativos de débitos e procurações. Com a mudança, o sistema eliminará totalmente o uso de papel nesses atendimentos, promovendo uma economia significativa de recursos e tempo.

Esse avanço representa mais uma ação estratégica do eixo de Transformação Digital.

O novo serviço reflete o compromisso da Secretaria da Fazenda (Semfa) em expandir a transformação digital no município e elevar a qualidade do atendimento ao cidadão.

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura de Vitória  adquiriu tablets que irão ampliar a capacidade de atendimento ao contribuinte. “Esse projeto é sustentável, eficiente e econômico e reforça o compromisso que esta gestão tem com a entrega de serviços ágeis e de melhor custo-benefício à população. A transformação digital é uma prioridade para o Município e essa jornada de tecnologia ainda vai melhorar muito a vida das pessoas”, diz a secretária de Fazenda, Neyla Tardin.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Danilo Morais, afirma que a iniciativa traz economia e sustentabilidade.”Esse projeto reafirma o compromisso da Subsecretaria de Tecnologia da Informação em entregar soluções inovadoras que impactam diretamente na vida dos cidadãos. Esse novo sistema não apenas reduz a burocracia, mas também reforça nossa responsabilidade com a eficiência e a transparência na gestão pública”.

Impacto direto na economia e sustentabilidade

•Economia de papel: redução de 100% no uso de papel nos atendimentos presenciais digitais.

•Agilidade no atendimento: processos que antes exigiam várias etapas manuais agora são resolvidos em minutos.

•Acessibilidade digital: documentos armazenados eletronicamente para consultas rápidas e renegociações futuras.