Universo no Parque promove debate sobre a poluição marinha

Universo no Parque promove debate sobre a poluição marinha

O tempo de decomposição do plástico é estimado em média de 400 anos. Isso significa que a primeira sacola plástica fabricada ainda está por aí. Quer dizer também que aquele canudinho da água de coco que você tomou na praia e o vento acabou levando ainda está por aí. O Programa Ambiental das Nações Unidas estima que existem hoje de 75 a 199 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Mas essa não é a única ameaça à vida marinha.

O tema do encontro deste sábado (13) do Universo no Parque na Praça da Ciência, a partir das 10 horas, é “Poluição marinha: do átomo ao plástico”, conduzido pelo pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Renato Rodrigues Neto, abordando uma discussão sobre os diferentes conceitos de contaminação e poluição.

De acordo com o especialista, a poluição marinha é um problema crescente que afeta não apenas a biodiversidade dos oceanos, mas também a saúde humana e a economia global.

“Apresentarei os diversos tipos de produtos que afetam os mares, incluindo petróleo, plásticos, produtos químicos e resíduos orgânicos, e seus efeitos sobre a fauna marinha e sobre a qualidade da água. Espera-se aumentar a conscientização sobre a poluição marinha e inspirar ações concretas para proteger nossos mares e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, adiantou o pesquisador.

Essa discussão, que é tão importante para o nosso planeta, é aberta ao público e sem necessidade de agendamento. O encontro será no auditório da Praça da Ciência.

Praça da Ciência

O projeto

“Universo no Parque” é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis.

O objetivo é levar as discussões científicas sobre o Universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. O programa existe desde 2017, tendo mantido ciclo de palestras no Parque da Pedra da Cebola, no Parque Moscoso, no Parque da Vale e na Praça da Ciência.

Serviço
Universo no Parque: “Poluição marinha: do átomo ao plástico”, com Renato Rodrigues Neto
Quando: sábado (13), às 10 horas

Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia)
Não é necessário inscrição e a entrada é gratuita.

Fonte : PMV