Vitória prepara programação especial para a Romaria dos Homens
Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha, a tradicional Romaria dos Homens, será realizada neste sábado (06), a partir das 19h15. A caminhada de fé está entre os maiores eventos religiosos do País: a Festa da Penha 2024, que teve início no último domingo (31).
A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros, de forma a proporcionar um ambiente agradável, seguro e tranquilo para momentos de fé e reflexão.
A 454ª edição da festividade tem como tema “Ó vem conosco, vem caminhar!”. O evento, considerado o maior e mais tradicional do Espírito Santo, ocorrerá entre 31 de março e 8 de abril.
A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. No ano passado, a Romaria dos Homens reuniu centenas de milhares de pessoas no percurso de 14 km de caminhada entre a Catedral de Vitória e o Parque da Praia, em Vila Velha.
Roteiro
A imagem de Nossa Senhora da Penha seguirá de carro pelas ruas do Centro, partindo da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco, depois embaixo do Viaduto Caramuru até a Rua Cais São Francisco.
A procissão irá desembocar no Parque Moscoso, na Avenida Cleto Nunes, seguindo para Avenida Marcos de Azevedo, depois Avenida Duarte Lemos, até chegar na Rua Pedro Nolasco, já em frente à Ponte Seca. O objetivo é chegar à Segunda Ponte para que a caminhada siga para a cidade de Vila Velha.
“Todo o trajeto da romaria terá interdições provisórias de trânsito. Ou seja, enquanto a imagem e os romeiros estiverem realizando o percurso, as equipes da Guarda de Vitória estarão dispostas em pontos estratégicos para fazer as intervenções necessárias”, observou Marcelo Paraguassu Pires, gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito (Goft).
A expectativa é que o trânsito volte a fluir normalmente na região a partir das 22 horas. Vale lembrar que a Festa da Penha é a terceira maior festa religiosa do Brasil e que envolve milhares de fiéis em suas comemorações em nome de Nossa Senhora da Penha.
Interdições
Tradicionalmente, o evento começa no Centro de Vitória e, devido ao grande número de romeiros, demanda alterações no trânsito para segurança dos fiéis e mobilidade de motoristas.
De acordo com o alinhamento da Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot), a primeira intervenção será um dia antes, às 23 horas da sexta-feira (5). A rua José Marcelino ao redor da Catedral Metropolitana, ponto turístico da Capital e onde haverá missa às 18 horas, será totalmente interditada.
Já no sábado, às 14 horas, será interditado o trecho da Rua Professor Baltazar que cruza com a Rua Doutor José Benjamim Costa até a Rua José Marcelino. Desse modo, o acesso de carros ou motos nas vias ao redor da Catedral não será permitido. O fluxo será direcionado à Rua Dionísio Rosendo (Rua da Associação dos Funcionários Públicos).
A partir das 18h30, a intervenção será na Avenida Jerônimo Monteiro, que tem mão única no sentido Centro-Cariacica. Ela ficará fechada para a reunião de fiéis em frente ao Palácio Anchieta, onde haverá concentração de romeiros para ir ao encontro da imagem da padroeira. A Romaria dos Homens tem previsão de início às 19 horas.
Os acessos à Avenida República e Rua General Osório também serão fechados.
“Orientamos os motoristas a evitarem o Centro de Vitória, no sentido Cariacica ou Vila Velha, a partir das 18 horas. A sugestão é que passem pela Terceira Ponte para ir à Vila Velha ou pela Rodovia do Contorno para irem à Cariacica”, observou Brunno Xavier, gerente da Gpot.
Outros grupos
Os romeiros que vêm da Serra serão acompanhados no trajeto com uma equipe da GCMV, sem interdições.
Limpeza
A Central de Serviços vai ficar responsável, no trecho entre a Catedral e a região da rodoviária de Vitória, por realizar a limpeza, lavagem e desobstrução mecanizada da rede de drenagem. A pasta também fará mutirão de limpeza e manutenção do percurso na capital, além de instalar papeleiras e realizar o recapeamento de vias, serviços de pintura e sinalização.
Poda e paisagismo
A área verde do entorno da Catedral Metropolitana de Vitória, na Cidade Alta, recebe serviços de poda e de manutenção da jardinagem dos canteiros, visando preparar o local para receber os fiéis que participarão da Romaria dos Homens, no sábado (06), e que integra a programação da Festa da Penha 2023.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza os serviços na região desde o último final de semana (23 e 24 de março) e no decorrer desta semana, com o apoio de oito profissionais, dentre jardineiros, encarregados, motoristas e equipes de paisagismo.
“Zelamos sempre pela cidade e queremos deixá-la ainda mais bonita para receber os romeiros de várias partes do país durante a Romaria dos Homens da Festa da Penha, principal evento religioso do Estado”, apontou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
Iluminação
A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), visando deixar ainda mais belo a passagem de Nossa Senhora, iluminou o Viaduto Caramuru com as cores que simbolizam a santa.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui