Vitória Renova Compromisso com Busca Ativa Escolar em Evento do UNICEF

Vitória Renova Compromisso com Busca Ativa Escolar em Evento do UNICEF

Reafirmar o compromisso dos municípios no enfrentamento ao abandono e exclusão escolar, garantindo o direito de todos à educação. Esse foi o objetivo do encontro “Busca Ativa Escolar”, realizado nesta quarta-feira (13) pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), no Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian, localizado na Praia do Suá. O evento reuniu diversas autoridades estaduais e municipais.

A oficial de educação do Unicef Brasil, Júlia Ribeiro, falou sobre a importância do pacto pela busca ativa escolar. “É um momento muito emblemático para a educação do Espírito Santo, temos os 78 municípios engajados, reafirmando esse pacto como estado e como sociedade civil. Juntos, atuaremos no enfretamento a exclusão escolar, que é, sobretudo, a garantia do direito à educação de meninos e meninas que enfrentam múltiplas vulnerabilidades”, disse.

A educação de Vitória foi representada no evento pela secretária de Educação, Juliana Rohsner. A gestora reafirma o compromisso da gestão municipal em garantir o direito à educação. “A busca ativa é essencial para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação. Em Vitória, temos fortalecido cada vez mais essa prática, por meio de diversas ações estratégicas”, disse.

Maria da Penha Azevedo, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, que fica no bairro Fonte Grande, foi convidada para ler uma carta que reafirma o compromisso dos 78 municípios do Estado do Espírito Santo em promover uma articulação intersetorial de diversas políticas públicas para enfrentar o desafio da evasão escolar.

Busca ativa
A Busca Ativa Escolar é uma tática destinada a auxiliar as autoridades na localização, registro, supervisão e acompanhamento de adolescentes e crianças que não estão frequentando a escola ou correm o risco de deixar a sala de aula. Essa iniciativa fornece informações precisas aos municípios e estados, permitindo o planejamento, elaboração e aplicação de políticas governamentais voltadas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Em Vitória, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem atuado em diversas frentes para garantir a frequência escolar de todas as crianças e estudantes da rede municipal, como, por exemplo, o fortalecimento da fiscalização diária da frequência em cada sala de aula das 104 unidades de ensino. Os diretores também são estimulados a criar estratégias pedagógicas que incentivem os estudantes a gostarem da escola e quererem estar nela.

Além disso, são realizadas ações estratégicas de busca ativa em parceria com as comunidades escolares. Dentre elas, destacam-se encontros realizados com a Arquidiocese de Vitória, pastores e lideranças comunitárias, nos quais a pasta enfatizou a importância de toda a sociedade civil contribuir e atuar na fiscalização da frequência escolar, garantindo que todas as crianças tenham o direito à educação assegurado.

Fonte: Prefeitura de Vitória.