Vitória se destaca com Geoprocessamento no ‘Gov Summit 2023’, em Brasília
Por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) foi selecionada como sucesso no “Gov Summit 2023”, evento promovido pela Imagem, distribuidora oficial da Esri no Brasil, empresa líder mundial em Sistemas de Informações Geográficas. O evento ocorreu em Brasília e reuniu profissionais qualificados na utilização das ferramentas ArcGIS, apresentando projetos de referência em geotecnologia.
No local, Marcilene Favarato e Helio Carreço compartilharam a experiência da capital na gestão de dados espaciais, apresentando o novo portal de geoprocessamento GeoWeb Vitória e a aplicação “Geo Arborização”, que foi utilizada no inventário das árvores da cidade.
A iniciativa recebeu grande reconhecimento e, ao final do encontro, a Prefeitura de Vitória recebeu o prêmio de “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”.
A Coordenadora do Banco de Dados Espaciais, Marcilene Favarato, comemorou o sucesso: “O portal do geoprocessamento de Vitória, lançado desde 2005, já está em sua 4ª edição e dessa vez demos um importante passo rumo à modernização e transformação digital”.
Gov Summit
O “Gov Summit” é um evento anual que tem como propósito reunir prefeituras e instituições de todo o país para compartilhar experiências e soluções inovadoras na aplicação de geotecnologias na gestão pública. Neste ano, entre empresas e governos que marcaram presença, estavam: o Instituto de Economia Agrícola do Governo de São Paulo, a Infra SA (DF), o Porto de Suape (PE), a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, e as prefeitura de Niterói (RJ) e de Lucas do Rio Verde (MT). O encontro ainda contou com a participação do Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft Ronan Damasco, que apresentou a mesa redonda: “O Desafio da Transformação Digital em Governos”.
O Geoweb Vitória está numa plataforma em nuvem chamada ArcGIS HUB, explicou o especialista em geoprocessamento, Helio Carreço. “É uma plataforma da ESRI fácil de configurar, que reúne dados geoespaciais, mapas, painéis estatísticos e diversas aplicações web que demandam por mapas, como o Geo TIC, Regularização Fundiária, Defesa Civil, e várias outras”, disse.
A expectativa da coordenadora, é de que o GeoWeb, se torne cada vez mais uma ferramenta importante de consulta para a tomada de decisões, e que as informações não fiquem apenas restritas ao ambiente institucional, mas que “os cidadãos acessem nossos dados geoespaciais e gerem cada vez mais novas informações que sirvam de embasamento para os projetos e políticas de desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.