Aprendizado Lúdico: Crianças Descobrem a Inclusão, o Respeito e a Amizade
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão, o projeto “Jardim dos Valores”, desenvolvido com as crianças do grupo 4A, combina educação ambiental com a promoção de valores essenciais, criando um ambiente de aprendizado interativo e significativo para as crianças.
Por meio de uma abordagem lúdica e cativante, nesse jardim as sementes do respeito, amizade e cuidado são plantadas e cultivadas todos os dias. Enquanto as crianças aprendem sobre letras, números e formas geométricas, a equipes pedagógica trabalha esses valores fundamentais.
Uma das ações mais marcantes desse projeto foi uma apresentação cultural realizada no dia 21 de setembro, o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Nessa ocasião, as crianças protagonizaram uma emocionante dramatização que trouxe a inclusão para o centro do palco.
O pequeno Isaque, que é público-alvo da Educação Especial, desempenhou um papel fundamental na apresentação, demonstrando seu domínio das letras do alfabeto com entusiasmo. Os meninos se caracterizaram como o personagem Cebolinha, enquanto as meninas se tornaram a adorável Mônica.
Ao final da dramatização, Isaque e sua mãe foram convidados para o centro da roda, no coração da atividade. Ali, eles foram acolhidos e envolvidos pelo caloroso amor do grupo ao som da música “Daqui só se leva o amor”, do Jota Quest.
Inclusão e valores: uma lição para todos
A professora Nilcla Bissi Monteiro destaca: “Compreendemos que a inclusão se efetiva com olhar e ações coletivas que se estabelecem no chão da escola com profissionais que acreditam e buscam práticas que insiram todos no processo educativo. Acreditamos na educação de valores e na inclusão, pois todos somos beneficiados com a diversidade e com o coletivo”.
Larissa Lugão, a pedagoga por trás desse projeto inspirador, acrescenta: “Foi emocionante vivenciar este momento e perceber no semblante de cada um e sentir a atmosfera acolhedora que se criou através do aprendizado dos valores e das boas práticas”.
Plantando as sementes do saber
As atividades do projeto são conduzidas de forma lúdica e prática, permitindo que as crianças experimentem o processo de plantio e cultivo de flores e plantas. Isso não só ensina sobre botânica e ecologia, mas também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades motoras finas e paciência.
Enquanto cuidam de seu jardim, as crianças aprendem a importância do trabalho em equipe, da partilha e da compreensão das necessidades de cada ser vivo, seja ele uma flor ou um colega de classe. A cada etapa do processo, os educadores destacam valores como respeito, cuidado e responsabilidade.
O projeto “Jardim dos Valores” é uma prova viva de que a educação infantil pode ser mais do que apenas números e letras: é um espaço onde sementes de valores florescem, onde a inclusão é celebrada e onde cada criança é nutrida com amor e respeito.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.