Caminhão da Cultura chega à Ilha das Caieiras na próxima 6ª e sábado (10 e 11)
O caminhão da cultura, que celebra os 30 anos do Projeto Viagem Pela Literatura, “estaciona” com as suas atrações no bairro Ilha das Caieiras, na próxima sexta-feira (10). A ação, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi Cultura, estará na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos e a atividade é voltada para os estudantes.
O projeto, leva para dentro das escolas da rede municipal de ensino ações de contação de histórias e apresentações musicais, uma sexta-feira por mês. No dia seguinte às apresentações nas escolas ele é aberto à população, apresentando as atrações numa área pública da mesma comunidade, disseminando cultura por meio das linguagens artísticas de música e contação de histórias.
No sábado (11), a ação ocorre a partir das 9h30, na Rua Felicidade Corrêa dos Santos, próximo ao Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, onde estará estacionado o caminhão. A Dourado Produções é quem realiza contações de histórias e a música será por conta do grupo de Chorinho, Corta Jaca.
“Mais lúdico impossível! Fechamos uma parceria incrível com a Findes e o Sesi que nos cedeu um caminhão palco cultural. Funciona assim: o caminhão entra nas escolas, em espaços como pátios ou estacionamentos e os estudantes são convidados a assistirem a apresentações culturais com música e contação de histórias com personalidades que acompanham o projeto Viagem Pela Literatura ao longo destes 30 anos. No dia seguinte, temos a mesma ação aberta para as comunidades”, detalha o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.
Educação
Além da Semc, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) abraça o projeto, por meio da indicação das escolas que receberão a ação e abertura dos seus espaços de ensino.
“Temos muito orgulho de participar do projeto Viagem Pela Literatura, o que reforça nosso compromisso em promover o acesso à cultura para nossas crianças e estudantes. Essa iniciativa amplia horizontes, estimulando o gosto pela leitura e enriquecendo a experiência educacional dos estudantes”, declarou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
Confira as próximas apresentações:
Escolas
10/05 – 16h – Emef Eliane Rodrigues dos Santos (Ilha das Caieiras);
14/06 – 16h – Emef Maria José Costa Moraes (São José);
09/08 – 16h – Emef Maria Stella de Novaes (Grande Vitória);
13/09 – 16h – Emef Neuza Nunes Gonçalves (Nova Palestina I);
11/10 – 16h – EmefTI Paulo Reglus Neves Freire (Inhanguetá);
08/11 – 16h – Emef Rita de Cássia de Oliveira (Resistência);
06/12 – 16h – Emef Suzete Cuendet (Maruípe).
Apresentações para a comunidade
11/05 – 9h30 – Ilha das Caieiras (Avenida Beira Mar – Em frente ao escritório da Sinergia);
15/06 – 9h30 – São José;
10/08 – 9h30 – Grande Vitória (Praça Durval Miguel do Nascimento);
14/09 – 9h30 – Nova Palestina I (Rua do Pedestre – Orla de Nova Palestina);
12/10 – 9h30 – Inhanguetá (Rua Augusto Ayres Ribeiro);
09/11 – 9h30 – Resistência (Rua São Sebastião – ao lado da Central de Serviços);
07/12 – 9h30 – Maruípe (Praça São José Operário).
Fonte: Prefeitura de Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.