Vitória lança processo formativo com bolsa para professores da Rede Municipal

Vitória lança processo formativo com bolsa para professores da Rede Municipal
Prefeito recepciona alunos no retorno às aulas na EMEF Izaura Marques da Silva

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), publicou um novo processo formativo, regulamentado pelo Edital 003/2024, que oferece bolsas de estudos para professores que atuam nos anos iniciais (1º ao 5º ano ) do ensino fundamental. O edital completo pode ser conferido no Diário Oficial da última sexta-feira (24).

O programa, intitulado “Educar para Vitória: Ampliando Experiências nas Práticas Pedagógicas da Sala de Aula”, visa enriquecer as práticas pedagógicas dos educadores fora do horário de trabalho.

Público-Alvo

O programa é destinado aos Professores de Educação Básica II (PEB II) que estão em regência de turma dos anos iniciais (1º ao 5º ano). Podem se inscrever professores efetivos ou contratados da Rede Municipal de ensino de Vitória que estejam em pleno exercício de suas funções. O edital completo está disponível no Diário Oficial desta sexta-feira (24).

Requisitos para Inscrição

Para participar, os professores devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ser professor efetivo ou contratado da Rede Municipal de Ensino de Vitória, ocupante do cargo de Professor de Educação Básica, e estar em exercício pleno de suas funções, atuando na regência de classe dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
  • Ter disponibilidade para frequentar as aulas duas vezes por mês, no horário das 18h30 às 21h30, e realizar as atividades propostas pelo formador.

Inscrições

As inscrições para este processo formativo estarão abertas no período de 27 de maio a 7 de junho de 2024. Os interessados devem se inscrever dentro desse prazo para garantir sua participação.

Bolsa de Estudos

Em conformidade com a Lei 10.056/2024, serão concedidas bolsas de estudo no valor de R$ 400,00 mensais aos professores que participarem do programa. As bolsas serão pagas em sete parcelas, correspondentes aos meses da formação fora do horário de trabalho, para aqueles que atenderem aos critérios estabelecidos.

Este processo formativo é uma excelente oportunidade para os educadores de Vitória aprimorarem suas práticas pedagógicas, promovendo uma educação de qualidade e inovadora para os estudantes da rede municipal. A Seme está comprometida em proporcionar aos professores as ferramentas e o apoio necessários para o seu desenvolvimento profissional contínuo.

“A formação de professores alfabetizadores é fundamental para garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes. Nesse sentido, a disponibilidade de bolsas de estudos para esses profissionais é de extrema importância, pois possibilita que eles aprimorem seus conhecimentos e metodologias de ensino, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida”, destacou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos.

 

Fonte: Prefeitura de Vitória