Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Vitória acontecerá no próximo sábado (8)
É uma competição, mas, sobretudo, é uma grande celebração de amizade, dedicação, trabalho em equipe e respeito. A bola vai rolar, subir, ser arremessada. O apito vai soar, a concentração precisa estar alta, porque a 51ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) começa neste sábado (8), com a cerimônia de abertura a partir das 8 horas, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão. O evento é aberto ao público.
Além do juramento dos atletas e do acendimento da pira olímpica, a abertura oficial do Jemvi terá como atrações o Primeiro Encontro de Bandas Escolares de Vitória, reunindo os conjuntos musicais da Emef Alvimar Silva, de Santo Antônio; da Emef em Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro; da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, de Inhanguetá; da Emef TI Izaura Marques da Silva, de Andorinhas; e da Emef Suzete Cuendet, de Maruípe.
Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), haverá oficinas de práticas corporais para quem estiver no Tancredão.
Este ano, são 40 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) inscritas na competição, reunindo 3.358 estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“O esporte transforma vidas. Temos grandes celebrações do esporte no mundo, como as Olimpíadas, e quantas histórias de atletas começaram na escola, a partir do olhar e do incentivo de um professor? São muitas! O Jemvi, para a rede de ensino, significa a cooperação e a socialização, desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre os nossos estudantes. Teremos pela frente dias de muita disputa saudável, muita entrega, e a verdadeira medalha de ouro é o protagonismo dos nossos estudantes e a integração entre as nossas escolas”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Como serão os jogos
Os jogos terão sete modalidades em disputa: Atletismo (corrida de revezamento, salto e arremesso), Basquete, Futsal, Handebol, Jogos de Tabuleiro, Queimada, e Vôlei. O calendário prevê atividades nos turnos matutino, vespertino e noturno, com a participação de estudantes da EJA.
O Jemvi tem o objetivo de valorizar as experiências de estudantes e professores nas aulas de Educação Física e promover vivências do esporte como espaço social e cultural, em que os sujeitos envolvidos possam ampliar as oportunidades de conhecimento, interação, colaboração, solidariedade e prazer de praticar esportes.
As partidas começam na segunda-feira, dia 10, com o Handebol, também no ginásio do Tancredão, e seguem até 30 de agosto, quando disputas de Futsal encerram o evento. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 31 de agosto.
Jemvi
Constituídos historicamente como uma ação pedagógica, os Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) são direcionados a todas as Emef de Vitória, para adolescentes e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A competição escolar acontece desde 1971. Em sua primeira edição, a ideia era promover uma disputa entre duas unidades de ensino. Uma proposta então foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação, com a ideia de que a disputa contemplasse todas as escolas da rede municipal, que na época contava com nove unidades de ensino. Atualmente, Vitória tem 54 escolas de ensino fundamental.
Escolas participantes
- Emef Alberto de Almeida
- Emef Adão Benezath
- Emef EJA Admardo Serafim de Oliveira
- Emef Álvaro de Castro Mattos
- Emef Arthur da Costa e Silva
- Emef Alvimar Silva
- Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo
- Emef TI Anacleta Schneider Lucas
- Emef Ceciliano Abel de Almeida
- Emef Éber Louzada Zippinotti
- Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio
- Emef TI Eunice Pereira Silveira
- Emef Elzira Vivacqua dos Santos
- Emef Experimental de Vitória-Ufes
- Emef Francisco Lacerda de Aguiar
- Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos
- Emef TI Izaura Marques da Silva
- Emef João Bandeira
- Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira
- Emef TI Moacyr Avidos
- Emef Mauro Braga
- Emef Marieta Escobar
- Emef Maria José Costa Moraes
- Emef Marechal Mascarenhas de Moraes
- Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues
- Emef Maria Stella de Novaes
- Emef Neusa Nunes Gonçalves
- Emef Orlandina D’Almeida Lucas
- Emef Otto Ewald Júnior
- Emef Octacílio Lomba
- Emef Prezideu Amorim
- Emef Padre Anchieta
- Emef Padre Guido Ceotto
- Emef Paulo Reglus Neves Freire
- Emef Rita de Cássia Oliveira
- Emef Regina Maria Silva
- Emef Suzete Cuendet
- Emef Vercenílio da Silva Pascoal
- Emef Tancredo de Almeida Neves
- Emef Zilda Andrade
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.