Abertura do Jemvi terá animação do Primeiro Encontro de Bandas Escolares neste sábado

Abertura do Jemvi terá animação do Primeiro Encontro de Bandas Escolares neste sábado

Musicalidade, integração, protagonismo. As bandas ou conjuntos musicais desenvolvidos nas escolas têm a finalidade de articular uma ação pedagógica utilizando-se da música como promotora de aprendizagem e desenvolvimento. Neste sábado (8), dentro da cerimônia de abertura da 51ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), será realizado também o Primeiro Encontro de Bandas Escolares de Vitória.

O evento reunirá a Corporação Musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, de Santo Antônio; a Banda da Emef em Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro; a Banda da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, de Inhanguetá; a Banda da Emef TI Izaura Marques da Silva, de Andorinhas; e o Corpo Musical da Emef Suzete Cuendet, que fica em Maruípe.

A abertura do Jemvi começa a partir das 8 horas, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão. O evento é aberto ao público. Além das bandas, haverá ainda o juramento dos atletas, o acendimento da pira olímpica, e oficinas de práticas corporais ministradas pela Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). Este ano, são 40 escolas inscritas na competição, reunindo 3.358 estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Referência

A banda musical da Emef Alvimar Silva surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes da comunidade escolar uma atividade extracurricular. A música, a dança e as demais linguagens artísticas fazem parte do dia a dia dos estudantes e têm boa aceitação. São atendidas crianças a partir de 11 anos, com autorização dos responsáveis, além de adolescentes e jovens, que recebem instrução de teoria musical e prática em instrumentos de sopro e percussão.

O projeto, através da Banda Comasi (Corporação Musical Alvimar Silva), tem ampla divulgação na comunidade da Grande Santo Antônio, atingindo outras comunidades adjacentes. A banda soma várias conquistas em campeonatos musicais de bandas e fanfarras no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Estreia

A banda da Emef TI Eunice Pereira Silveira iniciou as atividades no ano de 2023, sob a regência do professor de Música Ronaldo Roella. Os ensaios começaram no mês de maio, utilizando basicamente instrumentos de percussão, e a primeira apresentação oficial da banda acontecerá no Primeiro Encontro das Bandas Escolares de Vitória.

Dentre outros objetivos e projetando para o futuro, está proposto o desenvolvimento de um projeto progressivo, com valores educacionais pautados em processos de ensino e aprendizagem de conteúdos e habilidades musicais, potencializando a formação integral dos estudantes no exercício de sua cidadania plena

Atualmente, 30 componentes que cursam do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental integram o grupo musical, e fazem parte do seu plantel o corpo coreográfico composto por estudantes que também integram a equipe de ginástica rítmica da unidade de ensino, dirigida pela professora de Educação Física Ana Flávia Sofiste. O projeto tem como coordenadora geral a professora Eliane Amorim, que está como diretora da escola.

Anos de estrada

Criada em 1996, a banda da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos contempla tanto estudantes moradores dos bairros Bela Vista e Inhanguetá quanto km estudantes dos bairros vizinhos e comunidades adjacentes. Com a supervisão da diretora Dóris de Oliveira, a banda também acolhe ex-estudantes que compõem o corpo musical, regido pelo professor Paulo Damasceno, com auxílio da estagiária Lorrainy Almeida.

A banda é formada por instrumentos de percussão e sopros e, ao longo de sua existência, buscou ressignificar a sua forma de atuação com repertórios variados, como dobrados, músicas populares, hinos e músicas internacionais. A banda também é composta pelo grupo coreográfico das balizas, conduzido pela professora Rita de Cássia.

Através do projeto, a banda visa a promover o incentivo à prática musical, a inclusão dos estudantes da rede em projetos extracurriculares, o interesse pela cultura musical, a utilização da música como ferramenta educacional e a disciplina no processo de ensino aprendizagem.

Reorganização

A banda da Emef TI Izaura Marques da Silva foi reorganizada em 2022, com o apoio do diretor Ivan Nyls, sendo formada somente por instrumentos de percussão. Além do corpo musical conduzido pelo professor Leandro Pinheiro, a banda também conta com o corpo coreográfico coordenado pela professora Débora Souza. Dentre as atividades musicais promovidas na unidade de ensino, estão a prática musical em conjunto nas aulas de Música e nos ensaios da banda, sobretudo, com o desenvolvimento do protagonismo estudantil.

As estudantes responsáveis por liderar os naipes de bumbos, surdos e caixas são sempre incentivadas a coordenar os seus grupos e conduzi-los nos ensaios e nas apresentações, com notável organização e grande responsabilidade. Disciplina, concentração, companheirismo, protagonismo e zelo pelo patrimônio público são alguns dos muitos aprendizados que esses estudantes têm desenvolvido dia após dia.

Retomada de atividades

Desde meados do ano 2022, o Corpo Musical da Emef Suzete Cuendet retomou as suas atividades sob regência do professor de Música Samuel Costa, com apoio da estagiária Lorrainy Almeida e gestão da diretora Rúbia Xibili. A banda vivencia a iniciação em música, sendo ela mesma a ferramenta para a educação musical.

O grupo tem integrantes que participam de projetos de música em outros espaços educacionais, além de ex-estudantes que integram a banda desde que eram discentes da unidade de ensino, conjuntamente progredindo para a categoria banda de música.

A banda desenvolve repertório que dialoga com as vivências e experiências musicais de seus integrantes, prevalecendo músicas da cultura pop e música popular brasileira.

Serviço
Cerimônia de Abertura da 51ª edição do Jemvi
Atrações: juramento dos atletas, acendimento da pira olímpica, Primeiro Encontro de Bandas Escolares de Vitória, oficinas de práticas corporais.
Quando: sábado (8), a partir das 8 horas.
Onde: Ginásio do Tancredão. R. Rosilda Falcão dos Anjos, Mário Cypreste.
Entrada gratuita.
 
Fonte: Prefeitura de Vitória.