App “Receita Saúde”, criado pela Receita Federal, será lançado em Vitória
Será nesta quinta-feira (11), às 10h, no auditório do prédio da Receita Federal em Vitória, o lançamento oficial nacional da nova funcionalidade “Receita Saúde” do app da Receita Federal.
Trata-se de ferramenta digital criada para favorecer a agilidade e confiabilidade de registro de pagamento e recebimento de serviços prestados a pacientes por profissionais de saúde de diversas áreas (médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos), que atuam como Pessoa Física em seus exercícios profissionais. Os profissionais que atuam como pessoa jurídica continuam a entregar seus registros por meio da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED).
Com essa nova funcionalidade para Pessoas Físicas, os dados de pagamento e recebimento serão imediatamente direcionados ao banco de dados relativo ao Imposto de Renda, fazendo parte das informações que constarão na Declaração pré-preenchida de Imposto de Renda de 2025. Além disso, o aplicativo “Receita Saúde” vai gerar um recibo digitalizado, comprovando a despesa médica do paciente a ser deduzida em futura declaração anual de Imposto de Renda.
A expectativa é que o uso da nova funcionalidade diminua a incidência de declarações de Imposto de Renda retidas em malha fiscal por inconsistência nos dados fornecidos sobre despesas médicas que, segundo informações apuradas pela própria Receita Federal, alcançam um patamar de quase metade do total de declarações que caem em malha.
Para o lançamento oficial do aplicativo, estará presente em Vitória o Coordenador de Suporte a Atividade Fiscal da Receita Federal do Brasil, auditor-fiscal Vinícius Lara de Oliveira, que anunciará, durante a coletiva de imprensa, a data de entrada efetiva do novo aplicativo em funcionamento, bem como haverá explanação de passo a passo da modalidade de sua utilização.
Fonte: Es Hoje
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.