Pazolini lança edital para construção do Centro Permanente de Adoção de Animais
Compromisso com a continuidade das políticas públicas para a qualidade ambiental e do bem-estar animal na cidade. Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Vitória lançou o edital para a construção do Centro Permanente de Adoção de Animais (CPAA), que ficará situado no Parque Pianista Manolo Cabral, no Barro Vermelho.
O CPAA é o primeiro do tipo no Estado e será referência de local para todos que desejam adotar um amiguinho de quatro patas. Quando estiver em funcionamento, receberá cães e gatos cuidados por protetores e pelos programas em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
Quando as obras de construção forem concluídas e o CPAA entrar em funcionamento, a expectativa é que a visitação e a adoção de pets ocorram sempre nos finais de semana. Até lá, o Parque Manolo Cabral receberá eventos quinzenais ou mensais, para habituar o público que ali será um local para adoção de cães e gatos na capital.
O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, destacou que o CPAA será um espaço muito importante para a causa animal na cidade. “Essa foi uma política pública que partiu dos moradores, dos protetores, da sociedade civil organizada. Fico muito feliz quando recebemos boas sugestões. E agora esse sonho começa a se tornar em realidade. Esse projeto foi pensado com muito carinho e com desejo de sermos referência ainda mais na causa animal no Brasil, em adoção, no cuidado e zelo com os animais”, ressaltou.
“A causa tem um propósito, não somente na vida dos animais, mas também das pessoas. Sabemos que os animais estão diretamente ligado ao comportamento humano. Esse era um sonho que a gente tinha e que agora começa a sair do papel com o Centro Permanente de Adoção de Animais”, ressaltou a presidente da Sociedade Protetora dos Animais no Espírito Santo (Sopaes), Regina Mazzoco.
Balanço
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, contextualizou a situação da causa animal desde o início da gestão até o momento. “Hoje é um dia importante para a capital. Desde agosto de 2021, estamos anunciando medidas e políticas públicas importantes no que se refere à qualidade ambiental e o bem-estar animal na cidade, e contamos sempre com o apoio dos protetores de cães e gatos, que nos ajudam no resgate e no cuidado com os pets. Desde então, implantamos serviços importantes, como os programas de castração, o PataVix e, mais recentemente, o Vetmóvel, que ajudam a garantir o bem-estar dos animais da capital”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Ainda de acordo com o secretário, “com o Centro Permanente de Adoção de Animais será possível reduzir a fila de animais a serem adotados e também os animais em situação rua”. Os pets que estarão para adoção no CPAA serão castrados, vermifugados e vacinados, como rotineiramente já acontece nos eventos de adoção de animais promovidos pela Prefeitura de Vitória com apoio de entidades parceiras da causa animal.
O secretário Municipal de Obras, Gustavo Perim, falou dos investimentos realizados na capital e apresentou o projeto do Centro Permanente de Adoção de Animais. “Essa obra é mais um exemplo da integração das secretarias para buscar soluções que atendam a todos que contam com o poder público para levar qualidade de vida para todos. Temos a Sedec desenvolvendo o projeto, a Semob realizando a obra e as demais secretarias viabilizando os recursos e as autorizações necessárias para o empreendimento”, enfatizou o secretário Municipal de Obras, Gustavo Perim.
CPAA
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e a licitação está em andamento pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). O espaço contará com acessibilidade, rampas, estacionamento, gatil, canil, atendimento veterinário, depósito, recepção, dentro outros espaços.
A licitação para a contratação de empresa ou consórcio especializado para a elaboração de projetos executivos e execução da obra para a construção do CPAA ocorrerá em 20 de junho. O valor da obra é R$ 797.758,60 e o prazo de execução é de 420 dias após a assinatura da ordem de serviço.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.