Realizada com Sucesso a Primeira Especialização em Doenças Crônicas em Vitória
Mais um importante investimento na qualificação dos profissionais de saúde de Vitória foi concluído, nesta quarta-feira (20). A Secretaria de Saúde de Vitória, por meio da Escola Técnica de Saúde de Vitória (Etsus), entregou o curso de especialização técnica de nível médio em enfermagem na linha do cuidado em doenças crônicas.
Essa especialização é a primeira a ser ofertada no Estado do Espírito Santo e uma das primeiras ofertas do curso no país e enfatiza os processos de gestão na Linha do Cuidado em Doenças Crônicas e qualifica as práticas profissionais.
“Com esse curso, qualificamos os profissionais de enfermagem para o cuidado das doenças crônicas não transmissíveis, contribuindo para a melhoria da qualidade do cuidado em enfermagem no SUS, trazendo resultados para a sociedade, e oportunizando aos trabalhadores da enfermagem desenvolvimento profissional e pessoal, considerando a relevância social dos auxiliares e técnicos de enfermagem no SUS”, disse a diretora da Etsus, Josenan de Alcântara.
Participaram do curso 21 profissionais especialistas técnicos, sendo 14 profissionais do município de Vitória, três de Cariacia, dois de Fundão, um de Vila Velha e um da Serra.
Para Shellen Faria Tonini, a epecialização foi uma experiência incrível e enriquecedora. “A experiência de trocar informação, de poder aprender com profissionais da mesma área e de outros municípios, isso enriquece muito o aprendizado. Então, foi incrível poder fazer as trocas, atualizar, voltar em conteúdos, é muito bacana. Isso foi enriquecedor. Agora, saio do curso com o projeto de intervenção construído e o coração quentinho, cheio de vontade de fazer ele acontecer”, disse.
A Especialização é o mais novo curso da ETSUS Vitória e avança para a oferta de mais uma turma em 2024.
“Agora eu serei uma nova profissional. Serei uma especialista em doenças crônicas, onde eu vou poder trabalhar melhor com a minha comunidade”, disse Lucila de Araújo.
Curso
A especialização seguiu as diretrizes e orientações para a qualificação de profissionais de enfermagem da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), apontadas pelo Ministério da Saúde e fundamentadas nas políticas nacionais de saúde e de educação.
O curso teve carga horária de 360 horas (300 horas presenciais e 60 horas de Estágio Curricular Supervisionado, obrigatório) e teve início em abril de 2023.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.